domingo, 16 de novembro de 2008

Nova aplicação do Google Earth

Uma viagem tridimensional pela Roma Antiga

Ver em três dimensões todos os pormenores das ruas e monumentos da Roma Antiga já é possível. Basta fazer o download gratuito da nova aplicação em 3D do Google Earth.

Já se imaginou a fazer um passeio virtual pelas ruas da Roma Antiga? Agora já possível, com a nova aplicação 'Ancient Rome 3D' ('Roma Antiga em 3D'), do Google Earth. Desde o Coliseu ao Ludus Magnum, ao todo são 6700 edifícios em três dimensões, recriados a partir dos relatos sobre o ano de 320 antes de Cristo, no reinado do imperador Constantino.

A aplicação, cujo download é gratuito, fornece ainda informação detalhada sobre cada monumento elaborada por historiadores. O projecto foi possível graças à cooperação entre duas equipas de especialistas, uma da Universidade da Califórnia e outra do Instituto de Tecnologia Avançada para Humanidades, da Universidade de Virgínia.

"Esta conquista demonstra como a tecnologia pode ajudar a promover a cultura e a disseminar o conhecimento", lê-se num blogue da empresa Google. Além de ir ao encontro da curiosidade dos internautas em geral, a "Ancient Rome 3D" foi criada com o intuito de vir a ser uma importante ferramenta de pesquisa para estudantes de história.


©PetehuntToons
Até que o gato mie!